Me lembro da ansiedade do final de ano. Aquele misto de sensação de estar atrasado e, ao mesmo tempo, estagnado; de não ter feito o que deveria e de não estar vivendo a situação que gostaria.
A verdade é que, na maior parte da vida, a gente vive sonhando. Imaginando como seria se fosse diferente. Que diferente? Não sei, isso é com você. Cada um tem seus sonhos e ambições, mas tenho certeza de que você já pensou em alguma situação diferente (e melhor) da que vive hoje e que gostaria de alcançar.
Pra mim, por muito tempo, essas ideias de um futuro melhor mais me atrapalharam do que ajudaram. Hoje percebo que isso acontecia porque eu não sabia como lidar com elas e, mais importante, não sabia como moldar meu presente para construir o futuro que queria.
Veja, a diferença entre sentir ansiedade ou empolgação ao pensar em um futuro próspero está na forma como você lida e age diante disso.
Se pensar no futuro te causa desconforto ou angústia, algo está errado. Talvez você tenha crenças ou traumas que te impedem de enxergar as coisas de forma positiva. Talvez tenha perdido a fé em si mesmo. Ou, simplesmente, nunca aprendeu a usar esses pensamentos a seu favor.
O que aprendi é que tudo o que vale a pena leva tempo, mas o processo começa com uma decisão. É fácil sentir que estamos à mercê do que acontece conosco, mas isso nos prende no papel de vítimas da própria vida — e isso não faz sentido.
É uma decisão. Você decide começar o caminho para alcançar o futuro que deseja. Independente de onde esteja ou dos recursos que tenha, começar é uma decisão.
Lembre-se de que não existem atalhos para nenhum lugar que valha a pena visitar.
O caminho mais fácil, normalmente, nos leva a lugares menos interessantes. Você não pode liderar as pessoas se não liderar a si mesmo. Mantenha seu corpo forte e se exercite. Disciplina é poder dizer eu sei o que é importante para minha vida. Ela fala do que se deve fazer e o que não se deve fazer. É a arte de distinguir o que é bom do que é certo. Não caia na tentação de dizer: só dessa vez. O ato de ceder enfraquece o desejo. Diligência é a arte de se antecipar. Prevaricação é o mesmo que faltar ao dever, retardar ou deixar de praticar suas obrigações. Procrastinar é o adiamento, a transferência para outro dia, a demora em agir.
“Um indivíduo sem firmeza de caráter não pertenci a si mesmo. Ele pertence a qualquer coisa que possa cativá-lo.” — JOHN FOSTER
Pessoas de sucesso criam as circunstâncias que desejam. Comece agora mesmo. Tome essa decisão agora. A diferença sempre está na atitude. Atitude é o critério para o sucesso. Atitude é concetrar-se nas soluções.
Você não resolve seus problemas ignorando-os, contudo, também nao resolve se fixando neles. Atitude é enfrentamento. As pessoas dominadas por medo ficam onde se sentem seguras. O que tenho a dizer é que a vida é realmente perigosa e prejudicial para a saúde, e no final, irá matá-lo.
— capítulo 18, Metanóia, JB Carvalho.
Para aqueles que estão na angústia da busca da mudança, o final de ano pode ser igualmente prejudicial ou te ajudar a dar o primeiro passo — depende se você vai agir ou reagir; tomar o controle ou buscar uma distração; fingir que nada está acontecendo, ou tomar a primeira decisão. A decisão de dar o primeiro passo na direção certa. Na direção daquele futuro almejado que vai levar anos para ser construído, mas que começa agora.
Agenda
Nessas semanas de recesso não haverá lives mas vamos manter a grade de conteúdo.
→ Qualquer dia da semana
YouTube: dois vídeos semanais
Te desejo um Feliz Natal.
Lona.