As histórias que você [se] conta.
Há muitos anos, a empresa de um homem estava com sérios problemas. Ele estava perdendo grandes vendas, estava muito endividado e seus fornecedores e credores o pressionavam.
Ele já não sabia mais se deveria continuar lutando ou declarar falência e deixa seu negócio quebrar. Decidiu dar um passeio no parque naquela noite para pensar e tomar uma decisão.
Estava parado em uma pequena ponte olhando a água, quando um homem mais velho apareceu. Vendo seu olhar abatido, o velho parou e exigiu saber qual era o problema.
Por alguma razão, o empresário contou ao velho sobre seus problemas financeiros e atual situação do seu negócio. O velho ouviu atentamente e então disse: “Acho que eu posso ajudá-lo.”
Tirou um talão de cheques do bolso, perguntou o nome do empresário, preencheu o cheque, deu para o empresário e disse: “Pegue este dinheiro. Encontre-me exatamente aqui em um ano você poderá me pagar".
Quando o empresário voltou ao seu escritório, ele abriu o cheque e descobriu que era no valor de 500 mil dólares. Ele pensou que era uma piada até ler a assinatura: John D. Rockefeller.
O empresário recebeu um cheque de meio milhão de dólares do homem mais rico do mundo na época, fundador da empresa de petróleo Standard Oil Company.
A princípio, ele pensou em descontar o cheque e resolver todos seus problemas financeiros. Mas então decidiu guardar o cheque no cofre, sabendo que poderia recorrer a ele a qualquer momento. Usaria o fato de ter essa quantia em seu cofre para lidar com mais confiança com seus fornecedores e credores e transformar seu negócio.
Com entusiamo renovado, mergulhou nos negócios, negociando acordos, prorrogando prazos de pagamento e fechando várias vendas grandes. Em poucos meses seu negócio saiu do vermelho, livre de dívidas e dando lucro.
—
O Homem na ponte
Um ano depois, o empresário voltou à ponte no parque com o cheque não resgatado. Mal podia esperar para contar ao velho o que tinha acontecido. Exatamente na hora combinada, o homem emergiu da escuridão mais uma vez. O empresário estava prestes a devolver-lhe o cheque e contar sua história emocionante, quando uma enfermeira apareceu e correu até o velho, agarrando-lhe o braço.
Ela se desculpou com o empresário dizendo: “Espero que ele não tenha o incomodado. Ele está sempre fugindo da casa de repouso e dizendo às pessoas que é John D. Rockefeller.”
—
As histórias que contamos a nós mesmos tem um o poder de mudar completamente a trajetória da nossa vida.
Não faz muito tempo que passei a dar mais importância a isso. Passei a observar de onde vinham os pensamentos que me limitavam e me faziam descrente sobre coisas importantes.
Tudo aquilo que faz você deixar de agir, ou modula a forma como você age, merece atenção redobrada.
*Peguei essa história do livro Ciclo do Sucesso, Brian Tracy — mas ela é contada de diversas formas e por diversas personalidades diferentes.
Branding Quote
“Você não é o que você pensa que é. Mas aquilo que você pensa, você se torna.”
Tradução livre da frase: “You are not what you think you are. But what you think, you are.” — William James
Extra Curricular
Ainda no tópico, o Cara do Notion criou um Planner 100% gratuito para organizar as práticas da Quaresma.
Neste período especial, fazemos uma lista de propósitos, incluindo uma reavaliação de objetivos pessoais e profissionais.
Como vocês já sabem, o João é mais do que um parceiro. Além de amigo, ele cuida da minha organização pessoal e das minhas empresas. E da mesma forma que reavaliar as histórias que você conta pra si mesmo pode mudar sua vida — aprender novas formas de se organizar também.
Se tiver interesse clica aqui.
Agenda
→ Terça, quarta e quinta-feira, as 08h
Live no Instagram: 🔵 EMBD, Estratégia de Marca e o Business do Design.
→ Terça-feira, 19h30:
Ⓜ️ Aula Grupo Marcados: (conteúdo exclusivo para membros)
→ Qualquer dia da semana
YouTube: pelo menos 2 vídeos semanais.
—
Ótima semana.
Lona.