Design x transformação
Em 2018 meu estúdio passou por um grande reposicionamento. Deixamos de oferecer 90% dos serviços criativos e focamos em diagnóstico estratégico para marcas que passavam por um rebranding.
Junto com o reposicionamento, veio o processo de adaptar meu serviço e aprender a vendê-lo. Eu já tinha uma boa ideia do perfil do cliente, afinal, estudamos um tipo de cliente que já havíamos atendido.
Mas teve um momento decisivo nesse processo todo: quando descobri a palavra-chave que falava diretamente como nosso perfil de cliente — e a lição que isso me deixou:
Existe a transformação que você vende, e existe a ferramenta que você usa para produzir essa transformação.
Eu demorei para ver minhas habilidades como ferramentas, por muito tempo achei que o design era o produto.
Hoje fica claro que design é ferramenta; uma ferramentas que utilizo para entregar a transformação que meu público busca. Essa mesma ferramenta podem entregar transformações diferentes dependendo do contexto de cada um.
Mas essa compreensão só se tornou possível, porque eu decidi sair do conforto do meu mundo e decidi entender de fato a realidade daqueles que eu pretendia servir.
Para isso, eu precisei subir na hierarquia de importância do design. Ou seja, fui subindo de nível para entender o porquê por trás daquelas demandas de design.
Para te poupar tempo eu vou direto ou ponto: tudo parte da marca.
Sim, todo serviço criativo (id. visual, social media, web design) existe para construir uma marca. Afinal, esses materiais que criamos, são o ponto de contato entre a empresa e seus consumidores.
Ou seja, para entender como o design constrói valor para meus clientes, eu precisei entender estratégia de marca e branding. Foi isso que me fez entender sobre a transformação, ao invés de focar na ferramenta.
Voltando para o momento decisivo, a palavra-chave era: team building
Veja, o meu perfil de cliente é um executivo de marketing/branding, ele está preocupado, porque tem uma equipe grande para liderar e ninguém está falando a mesma língua; ninguém tá remando para o mesmo lugar; ele tá desperdiçando recursos.
Esse cara, quando está buscando pelo fornecedor que irá cuidar do rebranding da sua empresa, busca alguém que consiga ajudar com essa falta de consenso entre a equipe. Ele precisa de alguém que consiga colocar todos na mesma página.
Eu sou esse cara. Porque um dos benefícios da minha metodologia de estratégia de marca, é gerar esse equilíbrio entre todos os envolvidos. Afinal, eu coloco todos juntos na mesma sala e facilito uma sessão de estratégia.
“Lona, mas você não é designer? Você deixou de entregar design?”
Claro que não. Eu só percebi que a ferramenta design pode fazer muito mais do que apenas deixar as coisas mais aesthetic.
E eu só percebi isso, porque estudei a fundo um perfil de cliente específico. Eu olhei para a transformação que ele busca, não a ferramenta na minha mão.
Quando eu passei a usar esse termo (team building) nas minha campanhas, o jogo mudou completamente pra mim.
Então eu te convido a subir a hierarquia de importância do seu serviço. Te convido a estudar branding e estratégia. Porque isso vai te permitir descobrir transformações que seu trabalho gera e você nem sabe.
Eu falo mais sobre esse processo todo neste vídeo:
Branding Quote
Os clientes pagam pela clareza, o design vai de brinde.
— Chris Do
Ⓜ️ Imersão Designers de Marca, 17/06
Você tá no business de transformação: mover as pessoas do seu estado atual para algo que elas queiram, um estado futuro almejado.
Se você quer levar essas pessoas em uma jornada, você precisa encontrá-las onde elas estão. Falar a língua que elas entendem. Assim como eu aprendi o termo "team building”.
No dia 17/06 eu vou mostrar como o branding e a estratégia aprofundam a sua entrega e te levam para a transformação que seu cliente busca.
Clica aqui para se inscrever.
→ Lembrando que na mesma data iremos abrir o grupo Marcados.
Agenda
→ Terça, quarta e quinta-feira, as 08h
Live no Instagram: 🔵 EMBD → Nosso encontro matinal para tirar dúvidas sobre o mercado criativo
→ Terça-feira, 19h30
Aula ao vivo no Marcados Ⓜ️: aula semanal ao vivo (exclusivo para membros)
→ Qualquer dia da semana
YouTube: dois vídeos semanais
Ótima semana.
Lona.