Nicho não é segmento de mercado.
— O poder do seu cliente vem do excesso de opções iguais a você.
Semana passada aconteceu o primeiro Análise de Perfil ao vivo no YouTube. Foi um momento especial. Confesso que me senti mais próximo dos desafios que designers e profissionais criativos enfrentam tentando se destacar no mercado.
Eu percebi que uma confusão que muitos dos colegas tem é sobre o que é um nicho. Então vamos lá:
Um nicho é um grupo de pessoas conectadas por características e objetivos em comum.
Viu só? Viu como não é um segmento de mercado? Nicho não precisa ser "dentistas, cafeterias, advogados”.
Usamos esses exemplos quando estamos explicando, porque é mais fácil, mas a verdade é que os melhores nichos são aqueles que não podem ser percebidos a olho nu.
Consultoria Pronto-Socorro para Líderes de Marketing com equipes grandes e diversas, em busca de ascensão de carreira.
Se eu fosse colocar numa frase, esse seria o nicho da minha consultoria de marca. Acredite, eu não encontrei esse nicho numa pesquisa no Google. Foi a interação de anos com a audiência que eu estava buscando servir.
Eu já tentei oferecer diversas coisas, de diversas formas para esse público. Ao mesmo tempo, já passei por um processo onde olhei pra trás e vi o que realmente funcionava para os dois lados, tanto para os clientes como para mim.
Ao longo dos anos fui me apropriando das necessidades, desafios e objetivos desse público. E cada vez que os compreendia, eu refinava mais a minha oferta.
—
→ A parte que ninguém entende sobre Nichar: quanto mais verticais de posicionamento, menos experiência você precisa. Já parou pra pensar nisso?
Designer de Embalagem de Baristas e Cafeterias Independentes e Micro-Produtores
Designer de Embalagens
Olhando para os 2 designers acima, quem você acha que teria mais chance de conseguir agendar um call com a cafeteria do bairro?
E isso nada tem a ver com portfólio ou experiências passadas. Porque as pessoas buscam especialistas para resolver seus problemas mais valiosos.
Eu comecei o texto dizendo que o poder do seu cliente vem do excesso de opções iguais. Olhando para os 2 designers acima, quem tem mais poder na relação com o cliente?
Porque as pessoas pagam caro para especialistas e ao mesmo tempo, não valorizam aquilo que é genérico.
Agora eu te pergunto, e o seu posicionamento? Tá genérico? Ou de um especialista?
Se o seu serviço é para todo mundo, você pode ser substituído por qualquer um.
Branding Quote
Reconheceremos que é a disponibilidade de substitutos – as alternativas legítimas às ofertas da nossa empresa – que permite ao cliente pedir e obriga-nos a dar o nosso pensamento gratuitamente. Se não formos vistos como mais especialistas do que a nossa concorrência, teremos pouco poder nas nossas relações com os nossos clientes e potenciais clientes. — BLAIR ENNS
Extra Curricular
Este artigo que questiona se os logos estão caminhando para o mesmo lugar e desistindo da cores.
Agenda
→ Terça, quarta e quinta-feira, as 08h
Live no Instagram: 🔵 EMBD → Nosso encontro matinal para tirar dúvidas sobre o mercado criativo
→ Terça-feira, 19h30
Aula no Marcados Ⓜ️: aula semanal ao vivo (exclusivo para membros)
→ Quinta-feira, 20h
Análise perfil ao vivo no YouTube
→ Qualquer dia da semana
YouTube: dois vídeos semanais→ VLOG DA PREP: tem uma nova série onde mostro os bastidores da minha rotina como designer/empresário e a preparação para o campeonato de fisiculturismo que vou participar daqui 2 semanas.
Ótima semana.
Lona.