O segredo do fracasso.
Em 1997, Steve Jobs voltou para a Apple e um de seus primeiros atos na liderança foi dizer “não” 340 vezes.
Antes do retorno de Jobs, a Apple contava com 350 produtos. Trezentos e cinquenta! Nos dois anos depois de sua volta, ele reduziu para 10 produtos — DEZ!
Em uma entrevista ele explicou:
“Quando a gente pensa em focar, pensa: ‘focar é dizer sim’. Não! Focar é dizer não.”
Eu sempre fui seduzido pela ideia de trabalhar menos, porém melhor.
A verdade é que eu achava que eu era preguiçoso. Eu também tinha esse ideal imagético do profissional de sucesso que trabalha horas e horas e é uma máquina de produzir.
Até quando comecei a estudar as personalidades que eu admirava. E, sim, eles trabalham muito, mas de forma inteligente.
Só existe uma forma de um ser humano ser capaz de trabalhar horas a fio sem perder a motivação e/ou eficiência: entrando no estado de flow.
Não vou entrar em detalhes sobre o estado de flow, mas o ponto é: para entrar nessa zona, você precisa estar fazendo algo que te dê senso de propósito; deve ser algo atrelado a objetivos primordiais — e claro, relacionado a algo que você goste.
E adivinha: só é possível entrar neste estado se tivermos um foco, um objetivo principal, uma definição de a única coisa que importa.
Steve Jobs, Warren Buffett, Dieter Rams, Massimo Vignelli, Chris Do… alguns dos profissionais que admiro e parecem ser máquinas de produzir, na verdade tem agendas confortáveis. Deixando poucas horas por dia para a produção de fato.
A primeira etapa é passar pela Decisão Difícil de Negócio, identificar um nicho e se posicionar com foco.
O segundo, é ser capaz de dizer não. Posicionamento é uma prática, então você terá que dizer muito mais “não” do que “sim” — se não for assim, tem algo errado.
Talvez você já tenha me ouvido contar sobre o maior ponto de inflexão da minha carreira, quando tomei um calote de $300k. Este episódio me fez olhar para o meu negócio com a objetividade que eu deveria ter tido desde o começo.
E adivinha o que eu fiz? Cortei 95% dos serviços que oferecia. Foquei naquilo que de fato poderíamos fazer a diferença. E passei a me posicionar como especialista apenas em uma coisa.
Em 18 meses eu fechei o maior projeto da minha carreira, ganhando a concorrência de escritórios que eu tanto admirava (Ana Couto, Future Brand). Simplesmente, porque eu não quis agradar, eu tinha algo a dizer; algo específico.
Eu entendo que, principalmente no começo, nós precisamos dizer sim para o que aparecer, afinal, nem sabemos ainda o que iremos fazer.
Mas o quanto antes você definir um caminho a seguir — mesmo sabendo que esse caminho pode mudar — mais rápido você faz o tempo trabalhar a favor do seu crescimento.
A primeira, e mais importante, decisão inteligente que você pode fazer hoje em relação à sua carreira e negócio, é saber para tudo aquilo que você irá dizer não.
A arte de dizer sim é a arte de dizer não. Dizer sim a todo mundo é o mesmo que dizer sim a nada. Cada obrigação a mais tira um pedaço da sua eficiência em tudo que você tenta fazer. Assim, quanto mais coisas você faz, menos sucesso você tem em qualquer uma delas. Você não tem como agradar todo mundo, então nem tente. Aliás, quando você tenta, a única pessoa a quem com certeza você não vai agradar é você mesmo.
— Gary Keller & Jay Papasan.
Então eu te convido à reflexão:
para o que você deveria estar dizendo não hoje?
para tudo o que você tem dito “sim”, quais de fato de ajudam a chegar no seu objetivo principal?
Branding Quote
“Não sei qual é o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo.”
— BILL COSBY
Extra Curricular
A verdade é que eu também tenho que lutar para dizer não. Hoje, felizmente recebo diversas oportunidades; de projetos, parcerias, novos empreendimentos, ideias de colaboração, investidores, etc.
Desde o começo do ano tenho estudado para definir meu objetivo principal, minha única coisa, em relação a Manifesto (minha consultoria de marca).
Ainda não posso dizer qual será o único "sim” que iremos dizer. Mas quero compartilhar que semana que vem irei iniciar o primeiro projeto dessa nova proposta.
É um teste. Mas é um teste fundamentado. E, se tudo correr bem, a Manifesto passará por um rebranding — ou talvez uma fusão com o Marcados.
Agenda
⚠️ Aviso:
No próximo final de semana, 08/10, irei participar de mais um campeonato de fisiculturismo.
Ou seja, essa semana é a PEAK WEEK. Então, pode ser que não aconteçam as lives. Mas por enquanto, vamos deixar tudo na agenda normal. Eu aviso no meu Instagram caso algo mude.
→ Terça, quarta e quinta-feira, as 08h
Live no Instagram: 🔵 EMBD → Nosso encontro matinal para tirar dúvidas sobre o mercado criativo
→ Terça-feira, 19h30
Aula no Marcados Ⓜ️: aula semanal ao vivo (exclusivo para membros)
→ Qualquer dia da semana
YouTube: dois vídeos semanais
Ótima semana.
Lona.