Pequenas ações, grandes mudanças.
É muito comum eu atender em mentorias, profissionais criativos brilhantes, com décadas de experiência, que participaram de grandes projetos, com diversas capacidades e habilidades desenvolvidas.
Mas depois de tanto tempo, não são reconhecidos. Porque apesar de terem passado a carreira criando e produzindo, não houve um foco, não teve uma direção. Então, o maior efeito multiplicador que existe não pode ser aproveitado, o tempo.
Se alguém tem muito conhecimento, é porque aprendeu no decorrer do tempo. Se alguém tem diversas habilidades, é porque elas foram desenvolvidas com o tempo. Se alguém tem um corpo bonito, é porque ele foi desenvolvido ao longo do tempo. Se alguém teve muitas realizações, é porque as realizou no decorrer de um longo tempo. Se alguém tem muito dinheiro, é porque acumulou com o tempo. Se alguém é reconhecido pelo seu trabalho, é porque esse trabalho se acumulou ao longo do tempo.
O tempo é a peça-chave. O sucesso se constrói sequencialmente.
A única coisa que precisa ser feita para colocarmos o tempo como aliado de nossos objetivos, é ter foco. Tudo começa com uma decisão.
Não ter um foco de atuação e um objetivo de longo prazo, te coloca refém da busca por exercer de forma deliberada a sua função. O objetivo deixa ser a resolução e passa ser a prática por si só.
Você não busca problemas para resolver; ou projetos para liderar; você busca a próxima chance de executar o trabalho. Sem direção, sem efeito acumulativo, sem crescimento.
Então, em outras palavras, escolher um foco de atuação, buscar um problema para resolver, é a única forma de exercer sua profissão no seu potencial máximo.
A única forma de demonstrar o valor do que você faz, é não pensar no que você faz, mas focar no que precisa ser feito. E, isso só é possível quando você tira o foco da sua disciplina, tira o foco do que você sabe fazer, e começa a focar em um problema que precisa ser resolvido.
A última semana foi dedicada ao Posicionamento, Nicho e Atração de Clientes.
Depois de interagir com tantos profissionais tentando se posicionar no mercado, percebo que o principal desafio é o do conhecimento.
Na maior parte dos casos, o que nos impede de escolher um caminho e traçá-lo, é não ter consciência do que está acontecendo.
Muitas vezes a resposta para a pergunta “qual é o melhor nicho pra mim?” é vá estudar sobre nicho, sobre posicionamento, sobre marketing. Porque não existe respostas certa para a pergunta errada.
Nichar é a como Blair Enns chama a Decisão Difícil de Negócio. Porque de fato é a decisão mais difícil de tomar. Porque todo o futuro do negócio depende dela. Como num efeito dominó onde a última peça é o seu sonho profissional; a primeira peça é escolher um nicho de atuação.
Então, se você ainda está na fase de tomar essa decisão, não tenha pressa. Estude, pesquise, valide, converse, vá atrás. Porque essa é a decisão que vai causar mais mudanças no seus resultados.
Branding Quote
Seu tempo e energia são limitados. Quando você abre demais os braços, acaba deixando tudo cair. Você quer que seus feitos se acumulem, mas isso exige subtração, não adição. É preciso fazer menos para gerar mais efeito, em vez de fazer mais e ter efeitos colaterais. — Gary Keller, Jay Papasan
Como você já sabe, agora temos um curso pra te ajudar a se posicionar no mercado criativo e aprender a atrair os clientes certos através de prospecção ativa e passiva.
Se você sente que precisa de ajuda para tomar a decisão que irá gerar as mudanças que você busca, clique aqui.
Extra Curricular
Renovei minha lista de leituras para as próximas semanas. Nos últimos meses foquei apenas em leituras técnicas e estava precisando dar uma respirada. Além disso, estou passando por algumas transições na minha carreira e vida pessoal.
Como vocês sabem, perdi minha última competição e agora tenho que lidar com isso enquanto retomo os treinos. Também estou precisando aprender a gerir mais pessoas, de modo que minhas empresas estão crescendo.
E claro, sempre existe a preocupação com a manutenção de si mesmo. Tanto a imagem interna como externa. Então, conversei com alguns colegas pedindo indicação e olhei minha lista de livros salvos da Amazon e terminei com essa lista de leitura:
Comunicação Não Violenta, Marshall B. Rosenberg
— Para aprender a me comunicar melhor com as pessoas a minha volta.Um Novo Mundo, Eckhart Tolle
— Para apurar a autoconsciência.Hábitos Atômicos, James Clear
— Esse foi mais por lazer, todo mundo me fala para ler esse livro.Sem Esforço, Greg Mckeown
— Eu amei o “Essencialismo”, comprei por lazer, mas li o prefácio/introdução e não me identifiquei — grande chance de ficar encostado, mas vou fazer uma força e dar mais uma chance.A Única Coisa, Gary Keller e Jay Papasan
— Esse tava na minha lista há muito tempo e agora pareceu ser a hora certa para ler.
Agenda
→ Terça, quarta e quinta-feira, as 08h
Live no Instagram: 🔵 EMBD → Nosso encontro matinal para tirar dúvidas sobre o mercado criativo
→ Terça-feira, 19h30
Aula ao vivo no Marcados Ⓜ️: aula semanal ao vivo (exclusivo para membros)
→ Quinta-feira, 20h
Análise perfil ao vivo no YouTube
→ Qualquer dia da semana
YouTube: dois vídeos semanais
Ótima semana.
Lona.