Qualidade antes de tudo.
Eu estava pesquisando uma carteira para comprar. até hoje nunca havia investido muito tempo nisso. mas dessa vez decidi realmente olhar para esse mercado e analisar as opções que me agradavam e por quê.
Este texto não é sobre análise de marcas de carteira masculina. é uma reflexão sobre o paralelo entre comportamento de consumo e filosofia de vida.
Minha mãe sempre me achou um esnobe. desde criança eu tenho um olhar apurado para detalhes; eu sabia enxergar a diferença entre qualidade de materiais, o que tornava a vida de uma mãe solteira de classe média baixa um inferno. Sempre que íamos juntos em lojas, independente do que fosse, eu sempre escolhia a opção mais cara — mesmo sem saber o preço.
Apesar de isso soar como algo fútil, eu aprendi a usar como habilidade. Afinal, um diretor criativo precisa ser esnobe. Eu preciso saber a diferença entre verde-água e azul-Tiffany; entre Helvetica Bold e Arial Bold; entre mármore Travertino e porcelanato liso.
Voltando à carteira, que na verdade não é carteira, é porta-cartões, a padronagem gráfica da Goyard me chamou atenção. Linhas geométricas repetidas que dão uma noção de profundidade. Me lembrou algumas obras do Escher, um de meus designers favoritos.
Se você olhar de perto, as formas são criadas a partir de pequenos pontos, que parecem ser feitos com a ponta de um pincel de precisão. A marca deixa sua assinatura posicionado de forma integrada às formas geométricas, te convidando a olhar de perto:
“E. Goyard 233 St. Honore Paris”. Isso é um endereço? Sim, é o endereço da loja matriz da marca. Mas qual a relação com o nome da carteira, “Saint-Sulpice”?
E então, você descobre que a marca nomeia a linha de produtos “small leather goods” a partir de ruas e monumentos de Paris. o porta-cartões Saint-Sulpice leva o nome da Igreja de São Sulpício, a mais alta do país.
Se para ser capaz de entender o valor disso tudo eu preciso ser um esnobe, então que assim seja.
Pensei comigo “vou comprar”. eu estava no site oficial da marca. não tinha botão de compra nem informação de preço. o que tinha era um botão “contact us”. eu precisei preencher um formulário e dizer qual produto estava interessado e por quê; me informaram que um consultor iria entrar em contato.
Lá no fundo, eu pensei “espero que eles me respondam” que na verdade significa “espero que eu seja aceito”.
Este é o efeito que só a “qualidade” consegue gerar.
Olhando para trás, eu consigo ver de forma cristalina a divisão entre a época que eu vendia serviços de design de qualquer jeito; e depois, no período em que eu tinha posicionamento e perfil de cliente bem definidos.
Esse efeito que sentimos quando fazemos uma escolha de qualidade, essa experiência com a compra da carteira, só pode ser criada uma vez que deixamos de tentar agradar todo mundo.
O seu serviço não é para todo mundo, por isso ele tem qualidade.
Para o seu serviço ter qualidade, ele não pode ser para todo mundo. Para você ser capaz de criar um serviço de qualidade, você precisa restringir seu foco de atuação. Para Atingir o ponto de qualidade que estou falando aqui neste texto, você precisa ser criterioso com os detalhes — você precisa ser esnobe.
Branding Quote
How you do anything, is how you do everything.
Como você faz qualquer coisa, é como você faz tudo.
— Martha Beck
Agenda
→ Terça, quarta e quinta-feira, as 08h
Live no Instagram: 🔵 EMBD → Nosso encontro matinal para tirar dúvidas sobre o mercado criativo
→ Terça-feira, 19h30
Aula ao vivo no Marcados Ⓜ️: aula semanal ao vivo (exclusivo para membros)
→ Qualquer dia da semana
YouTube: dois vídeos semanais
Ótima semana.
Lona.