Tô atualizando meus destaques e me peguei travado. Por que textos “sobre mim” me travam tanto?
Desde a época da Orkut (primeira rede social que usei) escrever a própria BIO é um problema. Eu não sei o que acontece, eu perco todas as minha habilidades de escrita, coesão, narrativa, humor.
Realmente, falar sobre si mesmo é um bloqueio que tive que me acostumar ao longo do tempo — mas ainda é uma luta em alguns casos.
Na minha equipe um diz que eu devia fazer os destaques em vídeo mostrando as principais atividades da minha vida; outro diz que eu devia fazer uma história com as fotos de momentos marcantes e deixando claro que o Lona é “gente como a gente”.
Todas as ideias são boas, tudo que fizeram para me ajudar funciona; então por que ainda sinto como se tivesse algo errado e continuo ouvindo aquela voz “acho que não é isso, não tá bom o suficiente.”
Quando li a biografia da Michelle Obama refleti muito sobre isso. Ela conta a própria história como uma jornada de luta contra essa voz que diz “você não é bom o suficiente”. A verdade é que essa voz surge mais forte em alguns momentos; quando o desafio a frente é maior e precisamos enfrentar medos e incertezas.
Eu aprendi que essa sensação de medo é um mecanismo de defesa. nosso corpo quer se auto-preservar, ele quer nos proteger de qualquer experiência ruim. O problema com isso é que se formos escutá-lo sempre, não iremos evoluir — seremos organismos a salvo de tudo mas sem ter feito nenhuma contribuição ou defendido o que acreditamos.
Autoestima = Reputação
Brian Tracy, autor de Ciclo do Sucesso, diz que “autoestima é nossa reputação consigo mesmo”.
Por isso é tão difícil escrever um texto biográfico. Porque é realmente difícil estarmos 100% felizes com tudo o que fizemos e deixamos de fazer; principalmente se você for uma pessoa que sofre de excesso de autocobrança.
A diferença é a dose
Agora, assim como na metáfora do remédio e do veneno, o sentimento de autopreservação também é responsável pela motivação e ação. Ou seja, da mesma forma que ele pode te paralisar, também pode ser usado como bússola — se o medo aparece, fique atento; mas também é um sinal de que você está no caminho certo, que está avançando pela jornada que o desafia.
Acho que a moral aqui é:
o medo é útil e demonstra onde devemos ter atenção, mas o desapego também é necessário pra te manter com a mente sã enquanto executa.
—
E sobre os textos biográficos, eu aprendi que contar sua história é seu maior superpoder. Ninguém pode ser você melhor do que você mesmo. E, as pessoas precisam de superfície de contato para serem capazes de se identificar com você — sua história é o melhor ponto de contato que existe. Então, conte sua história.
Temos datas oficiais:
Evento de abertura do grupo Marcados Ⓜ️: 20, 21 e 22 de março as 20h.
Serão 3 dias de aula gratuita onde irei abordar conceitos de branding, estratégia de marca e empreendedorismo criativo. Meu objetivo é responder algumas dúvidas como:
o significado dos termos e o como isso implica na prática de cada um: branding, estratégia, identidade visual, design de marca, posicionamento, marca.
por que é tão difícil de encontrar clientes que valorizam o design?
se eu fizer estratégia deixo de ser designer de id. visual?
por que é tão difícil falar de design e ser respeitado por isso?
o que preciso entregar em projetos mais caros? (+$10k)
como se posicionar para atrair clientes que pagam mais?
Clica aqui pra garantir a sua vaga.
—
Abertura do grupo Marcados Ⓜ️: 22 de março após a última aula do evento.
Quem estiver presente no evento vai ganhar algumas condições especiais como desconto e bônus para os primeiros.
O preço cheio é R$ 1.600,00, que dá acesso a comunidade por 12 meses.
As inscrições ficarão abertas por 7 dias.
Clica aqui pra se inscrever na lista de espera e ser avisado.
Branding quote
Se o branding começou como uma forma de ajudar os proprietários de marcas a criarem uma atribuição clara, ele evoluiu para englobar um sistema operacional, o processo de encontrar uma ideia autêntica, distintiva e própria que una funcionários e clientes e, em seguida, alinhe todos os aspectos da forma como o negócio se comporta por trás dessa ideia. — SIMON BAILEY, ANDY MILLIGAN
Extra curricular
Trago lista de livros: como voce já sabe, vai ter curso novo dentro do Marcados Ⓜ️.
Pra quem tá chegando agora, o Marcados não é um curso, é uma comunidade. E, nossa missão é te ajudar a vencer no mercado criativo; para tanto, estamos sempre adicionando conteúdo na comunidade. Atualmente temos:
Aulas ao vivo semanais sobre temas diversos, mentorias em grupo, encontros sobre direcionamento de carreira, ferramentas, convidados especiais, etc — já passam de 80 aulas.
Método NAVE: um curso fechado de 8h sobre minha metodologia de fazer estratégia de marca.
Código de Vendas: uma série onde entrevisto 12 profissionais criativos e pergunto como eles conseguem clientes, como cobram e quanto cobram.
[NOVO] Branding 101: um curso fundamental sobre branding, marca, estratégia de marca e como vender tudo isso no mercado.
Este último é novo, estou escrevendo e gravando; mas já tenho a lista de livros que serão utilizados, então segue abaixo:
Agenda
→ Terça, quarta e quinta-feira, as 08h
Live no Instagram: 🔵 EMBD, Estratégia de Marca e o Business do Design.
→ Terça-feira, 19h30:
Ⓜ️ Aula Grupo Marcados: (conteúdo exclusivo para membros)
→ Qualquer dia da semana
YouTube: pelo menos 2 vídeos semanais.
—
Ótima semana.
Lona
Ótima Newsletter!