11 Comments
User's avatar
Erika Battistin's avatar

Pra quem cresceu lendo livros, indiferente das áreas, etende o quanto o travessão é importante em um texto, entende sua função e sabe exatamente quando usá-lo. Infelizmente me vi nesse movimento de retirar o travessão dos textos que escrevo por medo do conteúdo ser confundido. MAS, a questão que fica é, o que impede que alguém que usa realmente o chat, simplesmente não apague os travessões? Falta análise crítica dos textos, aprofundamento real no contexto do que está escrito. Hype é hype né.

Expand full comment
Ricardo de Cillo's avatar

O maior problema é a pessoa não conseguir identificar se tal texto foi ou não escrito por IA.

Expand full comment
Rafa Leoncio's avatar

Portugês veio antes do GPT, simples assim, se fizeram disso, uso único do GPT é porque muitos não sabem escrever... 👀Outros experts da internet usam e ta tudo bem.

Boa news Lona!

Expand full comment
Nurya Lopes's avatar

Eu fico pensando quantas coisas e delicadezas teremos que abdicar nessa vida pela falta de leitura e de repertório, que está criando uma geração que vê qualquer uso mais cuidadoso da linguagem como artificial — como se só o GPT fosse capaz de escrever com pontuação.

Expand full comment
Gabriel Andrade's avatar

Alguém precisa ressucitar o Machado, Dostoiévski, Tolstói, etc., e avisar que a casa caiu. Que os usários do LinkedIn descobriram que todos eles escreveram usando GPT.

Expand full comment
Caique Júnior's avatar

Me peguei fazendo essa vigilância interna por causa da onda e quando olhava uma legenda em redes sociais já pensava: "Fez no chatgpt ne? olha o travessão"

Mas a verdade é que o travessão deixa o texto lindo e agradável para ler. É quase um convite: algo aqui foi bem feito, afinal o chatgpt sabe escrever bons textos. Espero que isso seja apenas uma onda inicial da transição do mundo sem e com IA. Até porque leva segundos para você pedir para ele retirar todos os travessões do texto que ele mesmo fez.

Expand full comment
Bruno Tomé's avatar

Eu cheguei a pensar sobre isso também, meu caro Lona.

Uso travessão desde 2017, quando era redator SEO na RD Station — sim, comecei no marketing escrevendo para blog. Quando me dei conta que o ChatGPT também usa travessão, fiquei preocupado.

Mas aí te pergunto: devemos parar de usar travessão apenas para que as pessoas parem de achar que foi texto de IA? Pergunta retórica. A resposta é clara.

O problema está em quem nunca se deu ao trabalho de escrever com clareza e fluidez. Sempre foi mais fácil culpar a ferramenta que melhorar a escrita.

Forte abraço!

Expand full comment
Flávio de Oliveira (Basemundi)'s avatar

Complicado rssss assim como todas as nossas reformas gramaticais rsss

Expand full comment
Gabriel Vasques's avatar

Sugiro fazer um outro teste, que fiz e me impressionei. Pegue um texto antigo, de antes do surgimento do GPT - eu usei um de 2007 da faculdade de jornalismo, do tempo que ainda utilizava os manuais de escrita, etc...

Agora passe esse texto pelos identificadores de IA, meu deu mais de 80% de uso de IA. Resumindo, se você conhece a normal culta, escreve bem e sabe utilizar a gramática corretamente, os identificadores de IA entendem que foi escrito por um bot.

Expand full comment
O Mais Triste dos Homens's avatar

Eu estou tendo uma reação oposta à aversão do travessão, estou começando a incorporar o travessão nos meus textos justamente por causa do Chat Gpt. Comecei a achar estético e até estudei brevemente a regra do travessão.

Acho inclusive que cai um pouco na mesma “problemática” da vírgula. Em que muitos não sabem a regra 100% e se baseiam no uso por achismo. E isso porque é a vírgula. Agora imagina o ponto e vírgula…

Expand full comment
Fabio Humberto's avatar

Faz um ano que me comprometi a ler os clássicos para melhorar meu vocabulário, minha escrita e agora — que estava louco para usar travessão a beça... Descubro essa nova "trend". A alegria durou pouco.

Expand full comment